Verônica Sucuúba Sucupira Sena Semente Saracura Salva do Sacaca ( Quassia Pó de Gu Mururé

Ervas Medicinais

---Propriedades
-----Clique nas Imagens para ampliar
xx  
Açoita Cavalo (casca)
Tem sido indicada pelos fitioterápicos para pessoas com altas taxas de colesterol e triglicerídios. Tem apresentado bons resultados nos casos de pressão alta.
xx
xx  
Alcaçuz
Atua como calmante e evita a crise de desânimo que ocorre depois de uma grande agitação, típica de pessoas que estão estressadas. O estresse faz com que as pessoas produzam muito cortisol, substancia que libera energia, para logo após cairem em desânimo. O Alcaçuz regula a produção de cortisol. É também considerado um dos melhores fitoterápicos para a úlcera gástrica.
xx
xx  
Alecrim
É um ótimo estimulante digestivo e é muito utilizado em casos de falta de apetite. Utilizado também contra a azia.
xx
xx  
Andiroba (casca)
Cicatrizante e Anti Inflamatório, usada nas contusões. Usada também para combater as febres e os vermes intestinais. Trata as doenças da pele e inchações provocadas pela erisipela.

xx
xx  
Assacu
Muito utilizada nas inflamações em geral e ulcerações. É considerada muito eficiente contra o reumatismo infeccioso.
xx
xx  
Barbatimão
A casca do tronco desta árvore tem compostos que freiam a inflamação, diminuindo o volume de líquidos nos tecidos. Além disso, pode liquidar diversos germes. Em pesquisas recentes, a casca do barbatimão se mostrou eficiente contra bacterias culpadas por infecções hospitalares.
xx
xx  
Boldo
É analgésico e desintoxicante do fígado. É considerado um excelente diurético e antidiarréico. É muito usado popularmente para curar a ressaca alcólica.
xx
xx  
Camomila
Seu chá é muito utilizado no Brasl como calmante, além de possuir leve ação analgésica.
xx
xx  
Caroba
O seu princípio ativo é o alcalóide Carobina. É diaforética (casca) e anti sifilíticas (folhas), debela feridas e elimina inflamações da garganta, afecções da pele, dores reumáticas e musculares.
xx
xx  
Carqueja
Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestino. Tem ainda um leve efeito diurético, ajudando o organismo a eliminar toxinas. Seu chá é um dos mais consumidos no Brasil para acabar com distúrbios digestivos. Fitoterapeutas não se cansam de elogiar sua eficácia contra azia, indigestão e cólicas intestinais.
xx
xx  
Catuaba (casca)
Tônico bastante utilizado contra o cansaço físico e sexual. Possui propriedades anti-sifilíticas e combate com sucesso os males peitorais. Atualmente muitas bebidas estimulantes vendidas nos supermercados são feitas à base de catuaba.
xx
xx  
Confrei
O confrei é hemostático, antiinflamatório e cicatrizante. Utilizado para favorecer o crescimeto de tecidos novos em ulcerações, feridas e cortes, fraturas e afecções ósseas.
xx
xx  
Copaíba (casca)
É um eficaz cicatrizante e antiinflamatório. É também largamente utilizada contra a bronquite e sinusite. Combate inflamações da garganta, rins e bexiga. É antiséptico das vias urinárias e respiratórias.

xx
xx  
Erva Doce
Evita as contrações dolorosas do estômago. A ação no aparelho digestivo está associada a presença de óleos essenciais em sua composição. Eles agem na musculatura estomacal diminuindo a produção de gases. Por isso é um ótimo remédio para cólicas e espamos.
xx
xx  
Espinheira Santa
Possui comprovada eficácia para aliviar distúrbios gástricos. Também é muito utilizada popularmente para curar feridas e infecções da pele.
xx
xx  
Ipê Roxo (casca)
Sua casca é muito utilizada contra as afecções da pele (sarnas, coceiras e impigens). Combate as inflamações da boca e é utilizada na Amazônia como um remédio caseiro contra o câncer.
xx
xx  
Marapuama
Considerada um eficiente tônico neuro-muscular e afrodisíaco. Assim como a catuaba e o guaraná, a marapuama tem sido muito utilizada no preparo de bebidas energéticas e produtos como cápsulas estimulantes.
xx
xx
 
Mururé
Alivia as dores reumáticas, artríticas e da coluna. Estimulante do sistema nervoso. Depurativa, elimina feridas, úlceras, manchas da pele e afecções cutâneas originadas por impureza do sangue.
xx
xx  
Pó de Guarana
Planta sagrada para os índios da Amazônia, sua semente era consumida por guerreiros para aumentar a vitalidade. Hoje pesquisas mostram que eles estavam certos. O guaraná melhora as condições gerais do organismo e promove a dilatação dos vasos, facilitando a circulação sanguínea. Atua como tônico neuro-muscular e combate a fadiga.
xx
xx  
Quassia
Contém os glicosídeos piscranina e quassiol. É indicada para afecções gástricas, falta de apetite, anemia e vermes intestinais.
xx
xx  
Sacaca (casca)
Reduz o colesterol, regula as funções biliares e renais. Dissolve depósito de gorduras acumuladas.
xx
xx  
Salva do Marajó
É antiseptica, digestiva e diurética. Utilizada também para tratar a gengivite devido seu poder bactericida. As folhas são muito utilizadas contra picadas de insetos (esfregando as mesmas na região afetada, proporciona rápido alívio).
xx
xx  
Saracura Mirá
Possui propriedades anti-sifilíticas e combate com sucesso os males peitorais. É muito popular na Região Amazônica.
xx
xx  
Semente de Guaraná
Ver Pó de Guaraná
xx
xx  
Sena
Muito utilizada para prisão de ventre. É excelente laxante e emagrecedor.
xx
xx  
Sucupira (Semente)
Utilizam-se as sementes em decocção nas infecções bucais e amigdalites. Suas cascas amargas possuem propriedades adstringentes, sendo empregada nas diarréias crônicas e como depurativa.
xx
xx  
Sucuúba (casca)
Muito utilizada pelos caboclos da Região Amazônica no combate aos vermes intestinais.
xx
xx  
Verônica (casca)
Utilizada como expectorante e anticatarral. Indicada para afecções pulmonares, bronquite e tosse.
xx