Açoita Cavalo Alcaçuz Alecrim Andiroba (cas Assacu Barbatimão Boldo Camomila

Ervas Medicinais da Amazônia

x
Certa feita eu, Orlando, escrevi que a cultura da Amazônia é a mais verdadeiramente brasileira, pois reúne em uma só as três que originaram seu povo: branca, negra e indígena. Deste caldeamento surgiu outra cultura que se deixa transparecer segmentadas nas demonstrações culturais do norte brasileiro, surge como una e indivisível no seu conjunto.

A floresta amazônica é fantástica. Agredida sob as mais diversas desculpas abriga, nas suas fauna e flora, princípios ativos ainda não de todo estudados (e como sê-lo, num país que não privilegia a pesquisa?), e que poderiam auxiliar o homem a ter uma vida mais saudável. Infelizmente um dos problemas da extinção de uma floresta é o desaparecimento das chances das pesquisas que mostrariam novos produtos à humanidade.

Unindo-se floresta vigorosa e cultura originada de três fontes distintas na sua origem, surge um amplo leque para o uso de medicamentos de uma farmácia popular de grande alcance. As informações desta seção, oriundas de usuários da farmácia popular da nossa região, são experimentos passados de geração em geração, e se muitos se constituem placebos, sem qualquer influência na cura de moléstias que não a psicológica, outros começam a ser referendados por pesquisas científicas e conhecemos desde crianças, nós, "os daqui", seus benéficos efeitos, além de que atraem alguns "aventureiros oficiais" que se dedicam à bio-pirataria sem maiores reações de alguns inertes defensores das coisas verdadeiramente brasileiras.

As informações foram publicadas sem retoques, tiradas das narrativas dos que se dedicam ao comércio de ervas da Amazônia, como mais uma demonstração da força cultural do homem que habita a maior floresta tropical remanescente (até quando?) do planeta terra. Não custa nada informar: doença deve ser tratada pelos que se dedicam ao estudo científico das suas causas, efeitos e tratamentos. Uma coisa é certa: se a fonte do medicamento da farmacopéia amazônica é árvore ou palmeira, tem muita chance de estar no Bosque Sonho do Carneiro.