Árvores do Bosque : Cajueiro

Nome Popular : Cajueiro
Nome Científico : Anacardium Occidentale
Sinonímea :
 
Origem : Brasil.
Família : Anacardiaceae
Altura : até 10 metros.

Finalidade : a madeira é apropriada para a construção civil, serviços de torno, carpintaria, marcenaria, confecções de cabos de ferramentas agrícolas, mas o seu cultivo é quase que exclusivamente para o aproveitamento do seu pseudo fruto, pois o pedúnculo ou receptáculo que guarnece a semente e é vulgarmente conhecida como "castanha" é confundido como fruto, mas não é, é comestível e de sabor agradável, utilizado "in natura" ou como sucos e sorvetes. A resina da castanha é uma goma semelhante à conhecida "goma arábica" e é usada para encerar linhas de pesca.

Finalidade terapêutica : o cozimento das cascas é usado contra astenia, debilidade muscular e muitas moléstias, inclusive nas infecções da garganta e aftas, quando feito gargarejo. A raiz é purgativa. A casca da árvore, em gargarejo após o cozimento, combate o mau hálito. A farmacopéia deste vegetal é uma das mais amplas e abrangentes para o homem do interior brasileiro.

Curiosidade : o cajueiro tem a fama de atrair raios, razão pela qual, pelo sim ou pelo não, não se deve passar chuvas debaixo de um destes vegetais.