Árvores do Bosque : Miritizeiro

Nome Popular : Miritizeiro
Nome Científico : Mauritia flexuosa
Sinonímea : árvore-da-vida, burití.
 
Origem : Amazônias brasileira e venezuelana.
Família : Palmaceae
Altura : 20 a 40 metros.

Finalidades : esta palmeira é conhecida como "árvore da vida" porque tudo nela é aproveitável. Da medula é extraída uma fécula (substância farinácea) que serve para o preparo de pão; com o fruto se faz um suco bastante energético; das folhas a cama e a cobertura da casa, e do tronco esteios para a sustentação de barracos.

Finalidade terapêutica : não foram encontrados registros, mas não é possível que não a tenha.

Curiosidade : muito se discute se o "Mirití" e o "Burití" são a mesma palmeira, e até o mateiro mais experiente não consegue distinguir uma da outra. As suas finalidades são exatamente as mesmas, e na sinonímia de uma se encontra o nome da outra, mas a palmeira burití sempre é identificada como "Mauritia Vivifera".

Curiosidade II : por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, são vendidas peças de artesanato (os chamados "brinquedos de miriti") que integram a cultura e o folclore da cidade e do Estado. Os brinquedos são confeccionados principalmente na cidade de Abaetetuba, em primeiro plano, e Igarapé Mirim, que fica às suas proximidades. O miritizeiro tem em abundância nesta região.