Árvores do Bosque : Acariquara

Nome Popular : Acariquara
Nome Científico : Minquartia guianensis
Sinonímea : acari, arariúba
 
Origem : região amazônica.

Família : Olacaceae

Altura : até 25 metros.

Finalidade : madeira bruta, muito pesada, utilizada para uso externo e na forma bruta, principalmente para decoração externa.

Finalidade terapêutica : não foram encontrados registros.

Curiosidade : este vegetal corre realmente risco de estar diminuindo a sua quantidade no interior do seu habitat, graças à exploração desenfreada que a vitima. Sendo vegetal de crescimento lento, e não tendo replantio, já se tem dificuldade em se encontrar sementes e mudas, principalmente porque a sua retirada ilegal é para exportação, ficando no Pará apenas o vento que substitui as árvores retiradas. Foi a muda mais difícil de ser encontrada para plantio no Bosque Sonho do Carneiro, em uma procura que durou cerca de oito anos".

Curiosidade II : uma outra árvore, a "carapanaúba", também conhecida como "canela de velho" tem alguma semelhança com a "acariquara", e é vendida no lugar desta, o que é "comprar gato por lebre", pois enquanto esta é pesada e de alta durabilidade (é madeira imputrescível, principalmente se mergulhada na água dos rios e igarapés), a carapanaúba apodrece mais rapidamente, ocasionando problemas aos seus usuários.

Curiosidade III : leia no verbete "carapanaúba" os significados dos nomes indígenas desta acariquara e da própria carapanaúba.