Árvores do Bosque : Dendê

Nome Popular : Dendê
Nome Científico : Elaeis guianeensis
Sinonímea : dendezeiro, palmeira-óleo-da-África
 
Origem : África.
Família : Palmae
Altura : até 18 metros.

Finalidade : "elaeis", do nome científico, advém do grego e significa "adubo"; "guianeensis" de Guiné. É uma palmeira de grande utilidade e valor comercial, até porque é usada a sua plantação intensiva em monocultura, apesar dos riscos que corre a reunião de vários exemplares da mesma espécie em espaços próximos, o que possibilita a disseminação de uma praga, se houver. O fruto do dendezeiro contém dois óleos que são extraídos separadamente: um, amarelo, líquido, e que cheira a violeta, e outro, da amêndoa, denso, branco, e que serve para, entre outras coisas, substituir a manteiga, (é largamente utilizado na cozinha típica baiana, o "azeite de dendê" ou, simplesmente, "azeite dendê"), para uso comestível e para exportar para a fabricação de sabonetes. A palha (das folhas), no Nordeste, é desfibrada para trabalhos artesanais (fabrico de balaios e cestas, por exemplo).

Finalidade terapêutica : o coco (fruto) é indicado para combater as edemas das pernas, cólicas abdominais e fraqueza na vista.

Curiosidade : esta palmeira tem sempre a habitá-la uma samambaia, "surgida do nada", embelezando sobremaneira aos dendezais.